sexta-feira, outubro 10, 2003

As pessoas não sabem mesmo ouvir umas às outras. Foi dado ao homem o dom da comunicação mas deve ter ocorrido algum erro na transimissão dos genes. Ficaram muitas surdas, cegas, insensíveis... Só não ficou ninguém mudo. Só eu fico mudo. Desanimado diante de tanta média, tanto café pequeno. Não vejo utilidade em gastar minha garganta para convencer certo tipo de gente. E aparentemente é o gene dominante. Eu sou recessivo.

Era uma coisa simples: Estava passando o filme em sala de aula. E aí quando chega o funcionário com a televisão as pessoas já vão jogando as cadeiras umas por cima das outras para ficar o mais perto possível e saudável para a visão do aparelho, ou seja, mais ou menos um metro. Esse posicionamento deixa 5 ou 6 pessoas em um lugar confortável e estas podem ver o filme normalmente. As outras 45 ficam atrás pedindo para não sei quem virar a cabeça um pouquinho pra lá ou pra cá.

A solução era simples: todos se afastam formando um semi-círculo de um raio razoável de forma que todos ficam a mesma distância do televisor e não fica a cabeça de ninguém na frente de ninguém. Logo que eu vi as primeiras movimentações eu fiz essa sugestão. As pessoas olharam para minha cara com um desprezo horrível e foram chegando mais para frente. Alguns diziam até "você está certo, mas se eu não for lá pra frente alguém vai e eu não vou ver."

Há outros mais empenhados pela justiça maior que resolveram gastar suas vozes em prol do bem-estar geral. Foi inútil, como eu havia previsto. Todos ficaram falando ao mesmo tempo. Ouvi umas coisas que me deram muito desgosto. "Eu cheguei primeiro, tenho o direito de sentar na frente. Os outros que chegaram atrás que se f...". Isso de um cara com quem eu convivo desde o século passado e que já considerei muito meu amigo. Mas os conceitos dele sobre as coisas me fizeram mudar meu conceito sobre ele.

"vem comigo procurar
algum lugar mais calmo
longe dessa confusão
e dessa gente
que não se respeita
tenho quase certeza
que eu não sou daqui"
(Legião Urbana, Meninos e Meninas)

Sem comentários: