sexta-feira, janeiro 09, 2004

Confesso que no início concordei com a medida do juiz mato-grossense, mas depois de muito pensar e de, é claro, ser massivamente manipulado pela imprensa européia, eu vejo que o Julier Sebastião fez uma grande besteira, colocou o Brasil numa situação delicada e ainda deixou claro que a nossa Polícia Federal tem diversas carências.

Diplomaticamente, demonstramos infantilidade. Os EUA estão cadastrando todos que entram para se defender de terroristas e estão fazendo isso com todos os imigrantes que precisam de visto, Brasileiros mais uma centena e meia de nacionalidades. Aliás, eles extenderam o cadastro mais rigoroso por temerem acusações de preconceito vindas dos países muçulmanos, obviamente a fonte maior de pessoas que odeiam os norte-americanos com todo o coração que Alah lhes deu.

O Brasil só está cadastrando os americanos, que teoricamente não oferecem nenhum risco ao país e ainda trazem dinheiro, enquanto colombianos, bolivianos e outros entram livremente com as bolsas cheias de cocaína e levam o dinheiro dos filhinhos de papai. A polícia federal poderia estar dando atenção maior ao tráfico de drogas, que é o nosso grande problema (se não o gerador dos nossos grandes problemas), se não fosse essa medida estúpida do juizinho. Medida, aliás, que inflou o ego nacionalista e anti-americano de muita gente do Brasil, o que, no final das contas, reforça a razão dos americanos em fichar os brasileiros.

O cadastramento que acontece nos Estados Unidos não é brutal, xenofóbico e nem um pouco parecido com o que os nazistas fizeram, como afirmou o juiz. O cadastramento lá dura minutos, é todo digital e eles se prepararam para fazê-lo com muita tecnologia. Eu pessoalmente adorei tirar minha impressão digital à laser no museu da ciência em Londres. No Brasil, o processo é brutal. Os americanos cheios de dólares são forçados a ficar horas esperando enquanto um Federal com uma câmera digital e um papilocopista tiram sua foto e impressão digital no papel, sujando a mão de graxa e tudo mais. Os documentos arquivados aqui no Brasil não servirão para nada. Nos EUA, eles estarão para sempre arquivados no sistema e sempre que alguém voltar lá, seus dados anteriores serão vistos.

Brasileiros, enxerguem um palmo na sua frente. Essa foi só uma medida de segurança normal que eles tomaram com muito esforço e dedicação para fazer bem feito e rápido, e conseguiram. É só uma medida de segurança e é o futuro da imigração no mundo. Daqui a alguns anos, passaporte de papel? Pra que? Tenho um visto eletrônico e minha digital e foto estão no sistema. Não corro o risco de perder o passaporte, ningém vai falsificar meu documento, e posso fazer meu passeio turístico tranquilamente a custo de 30 segundos a mais no processo de imigração. E estamos reclamando.

Sem comentários: