sexta-feira, agosto 01, 2003

Agente aprende a fazer as coisas que no final das contas acabam agradando. Eu aprendi na prática a fazer suco de limão. Achei que deveria ser cortando e colocando no liquidificador, misturando água e açúcar... Depois de fazer vários sucos azedos que eu mal consegui tomar, acertei. Hoje eu faço um suco de limão agradável e não dependo de ninguém para comer de noite... É a dominação do homem sobre o ambiente. O homem pode pegar o limão, e transformar em suco com suas ferramentas.

O homem não aguenta muito peso nas costas, não suporta frio demais nem calor demais, tem os braços fracos, é vulnerável a várias doenças e ainda corre o risco de ser triste. O homem é um dos animais mais fracos da terra. A maioria dos primatas é mais forte fisicamente que o homem. Ah, mas fomos abençoados com inteligência superior para resolver problemas práticos, usar ferramentas e enganar os outros. Jogar uma pedrinha ali e ir por aqui.

E por isso dominamos os animais. Eles só tem instintos. Se o suco de limão estiver azedo ele cospe, mas não faz a menor idéia do que aquilo significa, é só um impulso. Eu me forçava a tomar meu suco azedo para não desperdiçar. Depois da inteligência superior (ou talvez antes), adquirimos consciência e mais tarde criamos a ciência da consciência. E o homem ainda corre o risco de ser triste.

Não basta manter a espécie, não basta crescer e se multiplicar, não basta ter um filho, plantar uma árvore e escrever um livro. O homem quer tomar suco doce e ser feliz. O homem não quer só comida, quer também diversão e arte. E essa consciência me traz um medo terrível da extinção... Não a da espécie, mas da minha consciência. Se for só tudo pó e vento, quando eu morrer acaba. Acaba. Não haverá nem escuro pois não haverá noção de imagem ou cor. Não haverá noção nenhuma.

Então buscamos acreditar em profecias que dizem que vamos ter uma vida após a morte. Não que isso não seja verdade, eu já disse aqui: minha opnião não altera a realidade. Sendo verdade ou não, isso é um sustento para vivermos nossas vidas com algum objetivo real para cada um. O homem também é egoísta: não adianta nada que os filhos cresçam se você estiver morto e não puder ver com orgulho.

O homem quer sustento para o corpo e para a alma. E é essa busca pela alegria, natural do homem, que sustenta a Rede Globo, a McDonnalds, a Warner Bros e o tráfico de drogas nos morros cariocas. A tal da consciência. Mas nós não somos nada. Talvez existam outros seres capazes de ver 8 dimensões, ver e ouvir muito mais frequências de cores e sons e estamos nós numa ilusão tremenda. Já dizia Nietzche: O ser humano é para Deus assim como um sapo é para o ser humano.

Sem comentários: