sexta-feira, agosto 22, 2003

Estava no longo momento que me separa do instante em que eu me deito e aquele em que eu de fato durmo e me lembrei de uma historinha da minha infância quando meu pai morava em um flat e eu passava os finais de semana ímpares lá com ele. O flat era legal, tinha uma piscininha, um lugar para jogar cartas e xadrez e eu tinha até um bom relacionamento com os funcionários de lá o que me chama atenção hoje em dia. Não sou muito de conhecer gente à toa nos lugares por onde passo.

O curioso é que eu acabei fazendo um amigo por lá. Acho que era filho de um amigo do meu pai. Ele era 4 anos mais velho que eu e mesmo assim nós estávamos sempre juntos, jogávamos bola, damas, dominó, cartas, xadrez, corridas de natação... Até quando ele estava estudando eu estava por perto. E eu era um bom aluno da primeira série do primário, ele me ensinou a calcular raíz quadrada.

E na primeira série eu era um CDF de carteirinha assinada. Eu gostava de ir para a escola de um jeito até chato. A todo momento eu estava conversando sobre a professora, ficava pensando em coisas para falar, ia na mesa do professor e falava, só por falar. Uma vez fui lá dizer que tinha um aluno na outra sala que já tinha repetido o ano três vezes. Ela já sabia. Claro que já sabia, os professores conversam entre si, aliás, são uma classe bastante unida.

Então eu fui na mesa da professora dizer que já sabia raíz quadrada. Me aproximei e falei, disse ainda que a de 64 era 8, a de 100 era 10 e a de 25 era 5. Ela fez os outros pararem o que estavam fazendo para dizer que eu já sabia raíz quadrada e me fez falar sobre isso. Eu o fiz com todo prazer, claro. Eu era um saco. Hoje eu não gosto de falar em público nem de exibir minhas habilidades. Fico mais quieto na minha.

Mas como eu não era assim antes, acabei ensinando raíz quadrada para grande parte dos meus colegas e quando chegamos na quinta série a professora de matemática teve uma grata surpresa ao ensinar esse assunto. Ela até comentou depois que nunca tinha visto uma turma entender raíz quadrada tão rápido. Eu que ainda tinha um pouco de Nerd em mim fiquei bem satisfeito...

... Só uma historinha da minha infância de que me lembrei.

Sem comentários: