terça-feira, julho 08, 2003

Não tenho aqui comigo uma bíblia, mas lembro-me que no Gênesis (o primeiro livro, que fala da criação, Adão, Eva e tudo mais...), nos primeiros parágrafos da bíblia se conta uma história mais ou menos assim: "No começo só havia a escuridão então Deus disse 'Que haja luz!', e então houve a luz e se diferenciaram os dias das noites." Depois Deus ordena que haja mais milhares de coisas. Interessante ham? A primeira coisa a surgir foi a luz, depois de Deus, claro.

Não. Não tem nada de interessante nisso. E nem foi a luz a primeira coisa a surgir depois de Deus, segundo a Bíblia. Cheguei à seguinte conclusão: Para que Deus tivesse dito "Que haja luz!" foi necessário que ele falasse em algum indioma qualquer. A primeira coisa a surgir foi a linguagem. A comunicação. E Deus inventou a linguagem? Ele usava para se comunicar com os outros deuses dos outros universos? O que vem antes de Deus, se Deus vem antes do tempo? Ah, mas você pode não acreditar na Bíblia.

O que é outra coisa sobre a qual estive pensando. Você pode não acreditar na Bíblia. As pessoas normalmente buscam como religião aquilo que acreditam ser justo, igual para todos. As pessoas em geral procuram acreditar num regente universal benevolente e que justiça será feita para os homens de bem.

Mas isso tudo é só a sua opnião e a sua opnião sobre a realidade não exerce influência nenhuma sobre ela. Se a bíblia estiver certa, você não tem escolha. Para alcançar a salvação você segue os mandamentos, pede perdão aos domingos e tudo mais.

Eu pensava que cada pessoa podia ter sua fé em paz, se ela acreditasse de verdade e seguisse sua crença sem hipocrisia ela estaria bem com o seu espírito e seria abençoada em outros planos de existência. Eu ainda acho que isso pode ser verdade, se o universo for justo. Mas se na verdade Alah é o único deus e Maomé seu profeta, no paraíso estão os homens bomba e nós vamos cair do penhasco. Nossa opnião não altera a verdade.

Se depois da morte nós vamos para um lugar montanhoso onde há bastante neve e as almas penadas esquiam eternamente numa atividade divertida, então apesar de essa versão da pós vida ser exdrúxula é a versão verdadeira e você não pode fazer nada. Nossa opnião não altera a verdade.

Suponha que você está errado. O mundo se enche de dúvidas. É bom ter uma opnião para, ao menos, se sustentar emocionalmente nas nossas vidas terrenas mas nossas opniões sobre assuntos meta-físicos podem ser falsas. E contra fatos não há argumentos. Nossa opnião não altera a verdade. E essa é a minha opnião. Talvez na verdade a nossa opnião altere a verdade. Nesse caso eu errei e minha opnião não alterou a verdade. Então eu acertei no fim das contas. Não é demais?

Sem comentários: