quarta-feira, setembro 03, 2003

O trânsito em Salvador está impossível, ônibus não circulam, carros particulares circulam devagar. A cidade é deles, e eles pararam a cidade. Os estudantes. O prefeito inventou de aumentar as tarifas dos ônibus e agora está havendo manifestações, passeatas e bloqueios nas ruas da cidade. O movimento é muito bem organizado e ordeiro. Idosos, gestantes e crianças são levados à um único ônibus e podem furar o bloqueio, carros pequenos passam de um a um.

Engarrafamentos quilométricos nas principais avenidas, nas periferias... Onde quer que haja um ponto de ônibus, lá estão os meninos com suas fardas de colégio e os policiais com as suas fardas e armas, repreendendo com violência nos pontos menos movimentados da cidade, com equilíbrio onde a concentração era grande. A cidade está parada. O comércio não tem movimento, os shoppings fecham mais cedo, diversas atividades são canceladas. A cidade não anda.

O pessoal do meu colégio hoje participou da manifestação. A direção quis fechar os portões, mas viram que seria inútil. Lá estavam os alunos do Dois de Julho rumo ao campo grande ostentando a farda orgulhosamente e eu... Eu em casa amargando 39 graus de febre, ouvindo tudo pelo rádio e morrendo de vontade de ir, mas mal conseguia me levantar da cama, já ficava tonto. Que raiva. Mas se eu estiver bem amanhã eu vou... Ah se vou!

Sem comentários: