quinta-feira, novembro 13, 2003

Minha vida segue. Hoje eu dei mais um passo em direção à porta, mas tenho mesmo vontade de olhar pela janela de novo, me agarrar nas núvens e viver nesse sonho. Hoje tive minha última aula do ano. Agora tenho só que mostrar que essas aulas foram proveitosas a um punhado de professores e meu dever está cumprido. O ano fecha seu ciclo, um círculo perfeito. Um círculo que só é traçado nos anos escolares. Acredito que depois a unidade anual perde um pouco o sentido. A vida é inteira pela frente, cada passo será um caminho.

Hoje eu chorei como um menino quando meu professor de Química, um cara de uns 60 anos, barba branca, muito carismático, disse:

"Uma vez eu li num livro que na vida tudo passa... E realmente, dois anos se passaram, a maioria de vocês foram meus alunos no primeiro e no segundo ano e nós criamos um laço. Vocês passam de ano, vão pro terceiro, fazer vestibular e seguir a vida como Deus quiser aí, eu fico por aqui. Vocês passam, e eu fico aqui. (...) Saibam que eu estarei sempre aqui, na retaguarda, não importa o que você for fazer na vida, eu estarei aqui torcendo por vocês, pode fazer Geografia, Matemática, Química, o que for... Eu estarei sempre aqui... Eu fico por aqui..."

Chorei sim. Pode parecer que é um discurso clichê, e talvez seja mesmo, mas essas palavras me levaram a uma reflexão enorme. O tempo de colégio é inesquecível. Eu vejo meus pais, tios, e pessoas mais velhas que conheço sempre contanto histórias... Mas não vejo as pessoas. Deve ser mesmo muito difícil manter para a vida uma amizade da época da escola. Estamos aqui na fase de preparação para a vida. A vida é outra. A vida é a mesma.

E tem tanta gente que vou ver amanhã e semana que vem que gostaria de continuar vendo a vida inteira... Gente tão boa... Amigos. Poucos vão se manter. Mesmo que exista a internet, o telefone, o pombo-correio... A possibilidade do contato não garante-o.

Eu estou chegando no final do começo. Na vida tudo passa. As lembranças vão ficar marcadas no meu coração. As pessoas são inesquecíveis.

Sem comentários: