sexta-feira, junho 06, 2003

Em um certo momento essa semana fui vestir uma camisa e calçar as sandálias ao mesmo tempo. Vesti a camisa com as costas na frente e nas sandálias coloquei os pés trocados. Só aí me dei conta de como eu estava apressado e em atividade exagerada. As últimas semanas foram cheias de atividades. A vida era um trator e eu corria na frente dele para não ser atropelado. E o corpo não aguenta essa ininterrupção.

Eu não tinha tempo para respirar. Não podia cochilar logo após o almoço. Nem mesmo o domingo eu me reservei para o descanso, mesmo que o tenha reservado para a diversão. Segunda, terça, quarta. Dias lotados em cada um dos minutos até o final da noite. O dia inteiro no colégio em atividades escolares. A noite lendo Senhora, de José de Alencar, para avaliação no sábado (amanhã). Uma horinha para me dedicar à literatura virtual que encontro nesse universo. Depois o sono. Sono por exaustão total e só até que esta esteja terminada. Depois recomeça o dia.

Depois do incidente com as sandálias, de ataques de tosse e a ameaça de um resfriado concluí que eu precisava urgentemente de descanso. Precisavam que o tempo passasse por mim sem que eu precisasse correr para alcançá-lo e vencê-lo em corrida irracional.

Assim passou a quinta-feira harmoniosamente. Ainda no colégio durante a tarde, porém em atividades mais levianas. Conversando livremente com os amigos que amo sobre assuntos nada complexos. Gargalhadas soltas, nem um sinal da tosse, sandálias nos pés certos. Estava tão distraído que perdi o meu guarda-chuva. Continuei lendo Senhora à noite, mas em atividade de lazer. Sem me preocupar com o teste.

Hoje de manhã acordei estranhamente descansado. A explicação veio quando olhei para o relógio. Marcava que eram 7 horas e mais alguns minutos. Eu estava atrasado. Perdia já a primeira aula mesmo, então passei tranquilamente pelas minhas atividades matinais corriqueiras, só que uma hora depois.

Tive o prazer de fazer um teste de matemática no colégio. Com certeza acertei todas as questões. Depois só assisti à aula de Inglês quando houve uma atividade para pontuação. Me dei ao luxo da irresponsabilidade e não assisti à outras duas aulas na companhia desses mesmos amigos. A aula que estava ansioso para assistir, a de redação, não aconteceu. A pressão da professora baixou e os alunos, muito solidários, deixaram-na ir.

Nada de tosse por hoje. Sandálias nos pés certos. O tempo passa por mim correndo e eu ando a passos largos serenamente. Pretendo continuar tratando o tempo dessa forma. Eu sou o senhor do tempo que passa por mim, e não ele o meu.

Sem comentários: