terça-feira, dezembro 16, 2003

Ola Brasileiros!

Ja tinha escrito tudo e o PC travou, vai ai uma versao 2, resumida por causa de minha impaciencia.

Esta fazendo tanto frio que o labio se parte e sinto o gosto do sangue na boca, mas vale a pena. Hoje visitei um lugar chamado Pantheon. Uma grande construçao Greco-Romana construida para homenagear os herois de guerra franceses em sua longa historia. tenho visto coisas mais antigas que Cabral, Mas essa de hoje tinha so uns 300 anos.

O Pantheon é uma beleza. Cheio de pinturas nas paredes retratando batalhas, contando historias... No andar debaixo tem uma grande cripta com vairos herois e pensadores franceses enterrados, por exemplo, so pra citar: Voltaire, Russeau, Victor Hugo, Emile Zola...

No andar de cima esta preso a cupula mais alta o maior pendulo do mundo. Ele é muito significativo. Sua oscilaçao muda 11 graus por hora, fazendo parecer que ele oscila em todas as direçoes, mas na verdade, é a terra que se move embaixo dele. Esse pendulo acabou provando os movimentos da terra e derrubando alguns dogmas da igreja. O homem nao era mais o centro do universo.

Visinho ao Pantheon, a Faculté de Droit: Faculdade de Direito, com o lema do iluminismo gravado: Equalité, Liberté, Fraternité. Deve ter sido la que os pensqdores discutiram os direitos humanos que regem nossa sociedade ate hoje, e muito mais ideologia.

Foi muito bom estar em contato com uma historia que antes eu so via nos livros. Au Revoir!

Sem comentários: