sábado, dezembro 27, 2003

Paro de fazer desse blog meu diario de viagem so por hoje por um motivo simples. O ano esta para acabar. E mesmo que os meus olhos so separem dias das noites, o ano tem o seu significado. Para mim, um estudante, um ano significa principalmente a conclusao de uma etapa. A segunda serie do ensino medio. Passei por ela, nao voltara mais. Ano que vem sera diferente. Um ano cheio de pressoes de todos os lados. E diz a Fisica, se a pressao interna nao for igual a externa, as coisas mudam. Eu posso ficar surdo... Mudo... Mudo...

Ha quanto tempo nao toco violao? 15 dias. So. Parece uma eternidade. Todos me disseram que eu nao deveria trazer, que seria um peso a carregar... Mas eu sinto tanta falta. Me perdoem, humanos, mas o que mais me faz falta é ele. E esse ano ele viu de cima. Viu do palco. Luzes, holofotes coloridos, foto publicada no site do evento ( http://www.amaquinadosom.com.br/banda0612a.htm )... Meu violao e eu... E a banda Chevete Verde que teve sua formacao alterada, ganhou corpo, cozinha... Acabou, ressurgiu e fez um grande show no aniversario de 76 anos do colégio dois de julho. E eu aceitei parabéns de gente que eu nao gostava...

E uma moça muito me chamava a atençao andou para o lado, nao para baixo, passando de amor platonico para amizade correspondida e trocamos telefonemas a respeito de uma outra moça cuja atencao eu chamei. (Adoro frases longas sem virgulas)... E eu esse ano nao me apaixonei. Nao chorei nem sorri de amor. Nem escrevi poesias de amor... Soh de solidao. De falta de amor. De nao amar ninguém nem ser feliz ou triste com quase nada... Eu disse quase.

Desse ano ficarao boas lembrancas de boas noites, bons beijos e boas conversas... Eu ficava sentado no chao na frente da sala e todos passavam por mim me desejando bom dia... Ate a aula comecar... As vezes algumas pessoas sentavam-se ao meu lado... Esse ano eu fiz novos amigos. Deve ser normal pra voces fazer novos amigos todos os anos. Pra mim nao. Esse ano eu fiz novos amigos que serao velhos amigos. Entraram mais pessoas do que nunca no seleto grupo das amizades reais.

Nao sei se fui vitorioso ou perdedor, desconheco meu oponente, meu tabuleiro, meu jogo, minha trave, a outra trave... A bola. So sei que mais muitos dias passaram e o Poeta Morto continua mandando suas mensagens de teclados baianos, brasilienses, londrinos ou parisienses. E me perdoem os acentos, porque esse teclado de Paris eh horrivel.

sexta-feira, dezembro 26, 2003

Amiguinhos, voltei para Paris. Agora tenho mais um mes a passar aqui. Depois escrevo mais, pois estou muito cansado e esse teclado e chato.

domingo, dezembro 21, 2003

Estou em Londres. Que cidade! Acho que quero morar aqui mais tarde. Hoje visitei The Tower Of London. Um grande castelo cheio de torres onde estiveram prisioneiros, torturadores, corvos e reis. O lugar tem 900 anos de idade e muita gente foi executada por la. E eh muito bonito. Me senti num filme medieval enquanto andava por alguns cantos de la. Vi as joias da coroa, as armaduras e armas dos reis... Foi otimo.

Depois, na saida, almocei num Pub. Um rosbife com batatas e outros vegetais, comida tipica daqui. Apesar da fama da cozinha francesa, essa foi a melhor refeicao que fiz desde que deixei o Brasil, ha pouco mais de uma semana. Enquanto eu deixava o Pub, anoitecia. Incrivel como anoitece cedo e amanhece tarde aqui. Mas nao esta fazendo muito frio, menos que Paris. Alias, estou gostando mais daqui.

Vou indo porque meu tempo de internet e curto. Ate mais.

terça-feira, dezembro 16, 2003

Ola Brasileiros!

Ja tinha escrito tudo e o PC travou, vai ai uma versao 2, resumida por causa de minha impaciencia.

Esta fazendo tanto frio que o labio se parte e sinto o gosto do sangue na boca, mas vale a pena. Hoje visitei um lugar chamado Pantheon. Uma grande construçao Greco-Romana construida para homenagear os herois de guerra franceses em sua longa historia. tenho visto coisas mais antigas que Cabral, Mas essa de hoje tinha so uns 300 anos.

O Pantheon é uma beleza. Cheio de pinturas nas paredes retratando batalhas, contando historias... No andar debaixo tem uma grande cripta com vairos herois e pensadores franceses enterrados, por exemplo, so pra citar: Voltaire, Russeau, Victor Hugo, Emile Zola...

No andar de cima esta preso a cupula mais alta o maior pendulo do mundo. Ele é muito significativo. Sua oscilaçao muda 11 graus por hora, fazendo parecer que ele oscila em todas as direçoes, mas na verdade, é a terra que se move embaixo dele. Esse pendulo acabou provando os movimentos da terra e derrubando alguns dogmas da igreja. O homem nao era mais o centro do universo.

Visinho ao Pantheon, a Faculté de Droit: Faculdade de Direito, com o lema do iluminismo gravado: Equalité, Liberté, Fraternité. Deve ter sido la que os pensqdores discutiram os direitos humanos que regem nossa sociedade ate hoje, e muito mais ideologia.

Foi muito bom estar em contato com uma historia que antes eu so via nos livros. Au Revoir!

sexta-feira, dezembro 12, 2003

Estou em Paris e sem tempo pra postar... O teclado aqui é diferente e cansa ficar catando milho.

Quando puder escrevo direito.

segunda-feira, dezembro 08, 2003

Meu pai está aqui em Salvador com o filho que teve com uma outra mãe. O menino tem quase 2 anos de idade. É muito interessante ver o guri, suas reações, suas manifestações de esperteza, de interrogação, de exclamação. É um garoto divertido, com tudo se alegra, brinca, sai correndo... Chora só quando tiram ele da piscina, do mar ou qualquer coisa que envolva água. Ao contrário da maioria dos bebês chorões, ele não é nada chato.

É a primeira vez desde que alcancei consciência dos meus passos que posso acompanhar o crescimento inteiro de uma pessoa. Vou poder vê-lo daqui a 5 anos e dizer que já o vi do tamanho de um travesseiro, ver traços do seu rosto se transformando, ver a sua personalidade se desenvolver e depois avaliar o que já existia no bebê e que existirá no adulto.

O irmão pequeno e tão pequeno me coloca numa posição arquetípica: a de irmão mais velho. Me sinto de uma maneira... diferente nessa função. O irmão mais velho, e muito mais velho como sou, dispõe de uma parcela diferente do tempo do pai. Me sento com meu pai na mesa do bar, discuto negócios... Sei não. Parece que tenho que ser austero e sóbrio para desempenhar bem nova função... Penso mais no futuro distante, quando ele tiver minha idade e imagino os pensamentos que habitarão sua mente. Lá saberei melhor o que fazer... Só espero ser amigo do meu irmão, apesar da distância, mais tarde.

quarta-feira, dezembro 03, 2003

Minha cabeça está explodindo, mas foi bom ter feito algo difícil até o final. Foi bom ter dedicado horas do meu tempo precioso a uma atividade útil. Meu pai é consultor de Tecnologia da Informação e tinha um site em português. Depois de 5 horas entre tradução, revisão e adaptação do HTML, o site tem duas versões. Eu estudei o inglês prático, e não técnico, minha dificuldade residiu aí. Mas acho que consegui transpor essas barreiras e o site está lá. English Version.

Achei, no início, que seria mais fácil. Entender um texto é bem diferente de traduzí-lo. Mas eu gostei do desafio. Acho que estou precisando deles. Os desafios. Há muito pouco que eu tenha feito e que tenha considerado difícil, que tenha exigido muita atividade cerebral. E acho que o cérebro não é muito diferente do bíceps nesse sentido: sem exercício, ele enfraquece. E já que não tem quem jogue xadrez comigo no meu belo taboleiro, preciso de desafios.

Não sinto a cabeça assim desde que fiz a prova da Olimpíada Brasileira de Matemática, em Setembro, acho, e é uma sensação ótima. Há o cansaço e a dor de cabeça, mas... É como jogar futebol por 2 horas e depois se sentar, ou, melhor ainda, tomar uma ducha fria.

Agora vou dar uma passada no colégio ver os caros amigos que enfrentam o processo de recuperação.